Taxa de juros: como a sua variação influencia a economia do país?

Publicado em 10/08/2020
Taxa de juros: como a sua variação influencia a economia do país?

Para quem investe, estar ciente da importância que existe o cenário econômico e como a taxa de juros tem o poder de influenciar diretamente a sua estrutura é fundamental.

Por isso, compreender como a taxa de juros contribui para melhores resultados nas aplicações financeiras, pois isto afeta de maneira direta a rentabilidade da maioria dos investimentos disponibilizados no mercado.

Neste sentido, ao se comentar sobre a taxa de juros, automaticamente o termo Taxa Selic é levado em consideração por praticamente toda pessoa.

Cenário de alta da taxa de juros

Em um cenário de alta da Taxa Selic, a tendência é que todas as outras taxas do mercado também se elevem, o que resulta em uma situação de crédito mais restritivo às empresas e às famílias brasileiras.

De maneira paralela, existe, nesta conjuntura, um incentivo às aplicações de renda fixa, isto por que os rendimentos sobre as muitas aplicações financeiras ficam mais atrativos com a alta dos juros.

Por consequência do que foi mencionado acima, existe uma tendência de que haja uma redução no consumo das famílias e também nas empresas, haja visto que o “custo do dinheiro” acaba por ficar mais “caro” que o normal, fazendo com o que capital fique menos disponível no mercado.

Com as famílias consumindo menos e as empresas produzindo também abaixo de suas expectativas, diminui-se a empregabilidade da população, o que ocasiona a redução da renda das famílias, levando-as a consumir ainda menos.

Ocasiona-se, com isso, um verdadeiro efeito bola de neve que resulta na redução do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Entretanto, é importante mencionar que, num ambiente de menor demanda como o acima descrito, normalmente obtém-se, por tabela, o controle da inflação.

Dessa forma, é comum que uma alta de juros seja praticada como uma forma de se manter a inflação sob controle.

Cenário de baixa da taxa de juros

Em um cenário de redução da Taxa Selic, a tendência é que todas as outras taxas do mercado também sejam reduzidas, o que resulta em uma situação de crédito mais barato, ou seja, mais acessível, às empresas e às famílias brasileiras.

Por consequência, existe uma tendência de que haja um incentivo ao consumo das famílias e também nas empresas, haja visto que os rendimentos sobre as aplicações financeiras tendem a ficar menos atrativos.

Com as famílias consumindo mais e as empresas produzindo bem, aumenta-se a empregabilidade da população, o que ocasiona o aumento da renda das famílias, levando-as a consumir ainda mais.

Ocasiona-se, com isso, um verdadeiro efeito bola de neve, porém no sentido contrário ao do destacado anteriormente, haja visto que nessa conjuntura observa-se um crescimento econômico e a um consequente aumento do PIB.

Contudo, se a produtividade não acompanhar o aumento da demanda do consumo, a tendência é que aconteça um surto inflacionário, pois diminui-se a oferta a medida que a procura se torna mais representativa.

Conclusão

É possível compreender, de acordo com o que foi mencionado, que o ciclo da taxa de juros precisa ser muito bem gerido pelo governo através de suas políticas monetárias para que, assim, evite-se o fenômeno da inflação e se consiga manter, em paralelo, a produtividade em um movimento de alta satisfatório.

---

TEXTO: Tiago Reis - Suno Research / FOTO: Depositphotos/ADDRicky

 

Você também pode estar no nosso seleto grupo de clientes.
Confira algumas empresas que já fazem parte.

Contato